ARTIGOS

Em tempos de telemarketing, Moacyr Franco fez história

Um breve comentário sobre as ações de telemarketing

Quando o assunto é telefonia, acredito que aquilo que mais nos incomoda são ações de telemarketing. São frequentes as ligações originárias de São Paulo e quiçá de outros estados. Só para se ter uma ideia, em um dia cheguei a bloquear mais de dez ligações (e continuo bloqueando) que me ofereciam o mesmo plano de telefonia, TV por assinatura, entre outros.

As ações normalmente são as mais curiosas possíveis, mesmo que você insista em não querer o tal plano de telefonia, cartão de crédito ou porventura realizar aquela doação que sequer você sabe se irá para o tal hospital ou fundação, os operadores chegam muitas vezes ao extremo da “chatice”.

E para quem se lembra, até algumas celebridades entraram em cena com algumas propagandas gravadas. Um tal de Moacyr Franco já me ligou diversas vezes por conta de um tal ômega 3, e não parou por aí não. Também já me ligaram outros famosos, como Michel Teló, Luan Santana, Fafá de Belém, entre outros. É claro que em meio a tudo isso, as redes sociais não perdoam, páginas e memes surgem a todo momento em virtude de tais situações.

No entanto, o mais curioso é que quando o inverso ocorre, normalmente ficamos sem resposta, ligações emudecem, se encerram misteriosamente, entre outros. Experimente ligar para uma companhia telefônica e peça o cancelamento de sua linha. No mínimo, você ficará uns belos 30 minutinhos na linha. Bom, mas isso é assunto para outro dia.

Pois bem, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), no último dia 13 de junho, determinou que as principais empresas do ramo, terão o prazo de 30 dias para implementarem uma lista de clientes que não querem receber chamadas de telemarketing, ou seja, uma lista de “Não Perturbe”.

Enfim, nas atuais conjunturas seja aqui ou ali, já presenciei muita “lei para inglês ver”. Assim, esperamos que tal medida não seja apenas mais uma dessas e enquanto ela ainda não está valendo (pois, eu continuo recebendo ligações!), eu e você continuaremos o nosso “bloqueio cotidiano”.

 

Tiago Rafael dos Santos Alves

Professor e Historiador

Membro Correspondente da ACL

tiagorsalves@gmail.com

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar