FIRULAEVENTOS

TJDFT sedia abertura da Semana do Aleitamento Materno no Distrito Federal

A desembargadora Sandra de Santis, Presidente em exercício do TJDFT, abriu nessa quinta-feira, 01/8, a Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM no Distrito Federal.

O evento aconteceu no Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte e contou com a presença da 2ª Vice-Presidente, a desembargadora Ana Maria Amarante Brito; da juíza Caroline Santos Lima, madrinha do programa de aleitamento materno da Casa e da juíza-assistente da 2ª Vice-Presidência, Luciana Yuki Sorrentino.

Também estiveram presentes a Primeira-dama do DF, Mayara Noronha, ao lado do filho Matheus de sete meses; a coordenadora de assistência multidisciplinar e do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho – Pró-Vida do TJDFT, Marcela Bittencourt; e representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

“Ao escolher este Memorial, do qual muito me orgulho, esta Corte busca refletir o carinho e aconchego transmitidos por intermédio da amamentação, um ato de amor e importância ímpar para sobrevivência e desenvolvimento pleno dessas crianças”, comentou a 2ª Vice-presidente, na abertura da cerimônia. Segundo a magistrada, o TJDFT reconhece a relevância da campanha e tem contribuído ativamente para a criação de ambientes propícios ao aleitamento materno das mães servidoras e usuárias dos serviços judiciais. “Atualmente, contamos com o programa Saúde Mais para gestantes, com apoio da Secretaria de Saúde, e além da implantação de salas de amamentação em quatro fóruns do DF. A previsão é que a quinta sala seja anunciada no próximo dia 9/8”, afirmou.

Semana Amamentacao 1 - web.jpgA juíza Caroline Santos Lima destacou que o Tribunal está muito à frente em questões relativas à saúde da mulher, amamentação e saúde da infância. “Aqui fazemos ‘mamaços’, temos pediatras, as salas de amamentação já citadas e o apoio de uma rede que se preocupa com a criança e a mãe que retorna ao trabalho, pois as chefias são todas encorajadas a participar desse processo e a incentivar as servidoras”, elencou a magistrada. “Temos todo um ambiente que dá suporte às mães e participar de tudo isso me deixa muito orgulhosa e feliz”, acrescentou a juíza, que participou, na última quarta-feira, 31/7, de evento na sede da Organização Pan-Americana de Saúde OPAS/OMS em alusão à SMAM, no qual falou sobre a experiência do TJDFT e compartilhou experiências com estudiosos e pesquisadores sobre o tema.

A coordenadora Pró-Vida do TJDFT Marcela Bittencourt lembrou que a campanha busca promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, estendendo-se até os dois anos ou mais, quando possível, e observou que tema de trabalho definido para este ano tem o objetivo de enfatizar a importância de envolver todos os familiares e não apenas a mãe na amamentação, para que seja possível cumprir a orientação de aleitamento da OMS. “Uma das maiores barreiras ao aleitamento é a falta de apoio aos pais, em especial dentro do ambiente de trabalho. A campanha ressalta que o aleitamento é um esforço de equipe que carece do apoio de todos”, explicou. Segundo Marcela, “o subprograma Saúde Mais para Gestantes, do TJDFT, além de valorizar a saúde da mulher gestante e da criança, apoia e realiza essa campanha, há muitos anos, para as mães trabalhadoras que desejam continuar amamentando seu filho após o retorno ao trabalho”.

Semana Amamentacao 2 - web.jpgCom o filho Matheus, de 7 meses, a Primeira-Dama do DF Mayara Noronha contou que este será um de seus focos de atuação no governo: “estou me dedicando de corpo e alma a esse tema. Me tornei mãe recentemente. Não tem como não me debruçar sobre o assunto e estimular as mães”. Durante a cerimônia, foi entregue uma placa em homenagem ao casal de voluntários que protagoniza a campanha de aleitamento materno de 2019, Gustavo Baeza e a servidora do TJDFT Érica Santos Baeza, pais da Cecília, que também participou da programação.            

Amamentação no TJDFT

Atualmente, o TJDFT conta com quatro salas de amamentação, localizadas nos fóruns de Brasília, Samambaia, Mirabete e Sobradinho. No dia 9 /8, será inaugurada mais uma sala em Águas Claras. As salas de amamentação atendem magistradas e servidoras da Casa e usuárias dos serviços prestados pelo Tribunal.

O TJDFT oferece, ainda, às servidoras e às esposas de servidores, consultoria em aleitamento materno e também cursos e palestras para gestantes. A instituição recebeu dois prêmios do Ministério da Saúde em reconhecimento ao incentivo na área.

MobilizaçCartaz-aleitamento--web.jpgão mundial

Celebrada em mais de 180 países, entre os dias 1º e 7 de agosto, a Semana tem como objetivo facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação. No Brasil, é comemorada desde 1999 e coordenada pelo Ministério da Saúde. Neste ano de 2019, o slogan da iniciativa é: “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação, hoje e para o futuro”.

A Semana foi criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno – WABA e recebe apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). No Brasil, a Lei Federal 13.435/2017, instituiu o mês de agosto, o denominado “Agosto Dourado”, como o Mês do Aleitamento Materno.

Foto: Daniel Coelho-NBastian/Divulgação TJDFT

Fonte: TJDFT 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar