FIRULAGERAL

Crimes cibernéticos: perigo que cresce a cada dia

Justiça em Questão ainda trata das regras do cadastro positivo, já em vigor

Cada vez mais sofisticados e abrangentes, os chamados crimes cibernéticos representam um grande risco para quem navega na internet e um desafio para empresas e internautas. O Justiça em Questão que vai ao ar neste sábado, 7 de setembro, alerta para os perigos da exposição excessiva, da falta de segurança nas redes sociais e da navegação sem os devidos cuidados.

Especialistas orientam como se prevenir contra ataques no ambiente virtual. Em entrevista, o desembargador Wilson Benevides fala sobre a dificuldade de combater esses crimes quando eles ultrapassam fronteiras nacionais.

Para auxiliar na segurança da informação nas redes sociais, entra em vigor em agosto de 2020 a Lei Geral de Proteção de Dados. Entenda como ela vai funcionar e o que muda para os internautas.

E ainda: saiba que usar um sinal de Wi-Fi sem autorização é crime que pode ser punido com multa e até prisão. Compartilhar ou deixar a rede aberta também pode trazer sérios prejuízos ao proprietário da rede.

Para saber mais sobre crimes cibernéticos, confira também a edição 18 do Plural, a revista eletrônica do TJMG, clicando no link https://bit.ly/2lYq6rY.

Dano moral coletivo

Ainda nessa edição, o JQ esclarece o que é uma ação de dano moral coletivo, como aplicá-la em situações relacionadas ao meio ambiente, publicidade abusiva ou violação à honra de uma comunidade.

Já estão em vigor as novas regras do cadastro positivo. Varejistas, operadoras de telefonia e financeiras poderão enviar dados de consumidores a birôs de crédito, que vão pontuar os bons pagadores. Veja quais são os benefícios e os direitos de lojistas e consumidores.

Os espectadores podem contribuir para o programa, enviando opiniões para o e-mail justicaemquestao@tjmg.jus.br. As edições anteriores são publicadas na página do  Justiça em Questão, no YouTube.

Grade de exibição

Rede Minas
Canal 9 (VHF) e o sinal digital no canal 17 (UHF), canal 20 na Net
Estreia: sábado, às 8h30
Reapresentação: segunda-feira, às 12h

Fonte: TJMG 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar