FIRULAPOSITIVA

TJDFT lança projeto de incentivo à leitura para terceirizados

Incentivar a leitura e promover a cidadania. Com esse objetivo, foi lançado, nesta quarta-feira, 6/10, o projeto Cidadania e Leitura. Criada pela 1ª Vice-Presidência em parceria com a 2ª Vice-Presidência, a ação é destinada aos terceirizados que prestam serviços no TJDFT e será realizada inicialmente no Fórum de Brasília.

A ideia do projeto é estimular a leitura e a obtenção de cultura, por meio de empréstimos de livros e de incentivo ao uso da Biblioteca Desembargador Antônio Mello Martins. Dentro do projeto, serão realizadas palestras mensais e visitas ao Memorial TJDFT.

Durante o lançamento, a 1ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Sandra De Santis, e a 2ª Vice-Presidente, desembargadora Ana Maria Duarte, compartilharam a vivência que tiveram com os livros e a história de pessoas que conseguiram alcançar seus objetivos por meio da leitura e dos estudos. As magistradas destacaram que, por meio do conhecimento, é possível mudar histórias de vida.

Projeto Cidadania e leitura 2.jpg

“Leitura é tudo para aprender a escrever, para aprender a falar. Não importa o momento do começo. Acessem essas estantes, peguem livros, leiam. A vida começa a mudar é com a leitura. É com a leitura que vocês adquirem uma capacidade aprimorada de expressão”, afirmou a desembargadora Ana Maria Duarte ao se dirigir aos terceirizados que participaram do evento.

Já a 1ª  Vice-Presidente lembrou da importância de disseminar o hábito da leitura entre aqueles que fazem parte do dia a dia. “Leitura, vocês começando, ela vicia. Aproveitem esse programa e estendam para esposas, maridos, filhos esse hábito porque ele é muito salutar. O conhecimento proporciona a consciência do ser cidadão, alguém que possui direitos e deveres”, disse.

Projeto Cidadania e Leitura

O projeto Cidadania e Leitura foi criado pela Secretaria de Jurisprudência e Biblioteca – SEBI, a Subsecretaria de Biblioteca – SUBIB e a Secretaria de Gestão da Informação e Conhecimento – SGIC, vinculadas a 1ª Vice-Presidência, e é executado em parceira com a 2ª Vice-Presidência. O projeto nasceu para estimular o hábito da leitura e, dessa forma, proporcionar conhecimento entre os colaboradores da casa.

Uma das ações iniciais do projeto é viabilizar o empréstimo das obras da Biblioteca aos terceirizados do Fórum Milton Sebastião Barbosa. Para efetuar o empréstimo, é preciso apresentar os comprovantes de residência, de vínculo com a empresa e de matrícula em curso de duração igual ou superior a seis meses em instituição de ensino, além de documento de identificação com foto.

Junto com o incentivo ao uso do espaço da biblioteca, serão realizadas palestras mensais. Magistrados, promotores, defensores públicos e servidores da Casa irão compartilhar dicas sobre defesa do consumidor, violência doméstica, direitos da terceira idade, direitos e deveres do cidadão, casamento e alienação parental. As palestras serão seguidas de visitas ao memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte. O espaço conta a história do tribunal e do Distrito Federal.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar